O Grêmio se sagrou campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva, neste sábado, dia 8, ao vencer o Caxias por 1 a 0 na Arena. O gol da vitória foi marcado por Luis Suárez, de pênalti, marcado com o auxílio do VAR, aos 19 minutos do segundo tempo. Com essa conquista, o Grêmio volta a ser hexacampeão gaúcho após mais de três décadas, desde 1990. Anteriormente, o clube já havia conseguido esse feito em 1967, ocasião em que conquistou o hepta no ano seguinte.
Além disso, o hexacampeonato em 2023 amplia a maior sequência de títulos estaduais entre os times da Série A do Brasileirão. O Grêmio, que já detinha essa marca, agora a aumenta. Com a conquista do 42º título gaúcho, o clube fica a apenas três títulos de igualar o Inter, maior campeão do Rio Grande do Sul.
![]() |
Gol de Suárez. |
No segundo tempo, o Grêmio continuou a dominar a partida, apesar de o Caxias também ter tido oportunidades. Aos 19 minutos, o árbitro marcou pênalti em Suárez, após revisão do VAR. O próprio atacante cobrou e marcou o gol da vitória. O Caxias ainda tentou empatar, mas Adriel fez importantes defesas, garantindo o título para o Grêmio.
A final foi assistida por 51.556 torcedores na Arena, o maior público do Grêmio na temporada. Com o título gaúcho garantido, o Grêmio enfrentará o ABC na próxima quinta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil. Já o Caxias terá uma pausa no calendário de quase um mês, até o início da Série D, quando enfrentará o São Joseense fora de casa.
![]() |
Suárez marca de pênalti e garante o Gauchão. |
Redes Gremistas